quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Estante do Mês - Fevereiro

Para evitar que eu fuja de minhas leituras, resolvi criar um quadro aqui no blog, pois assim terei uma lembrança diária de minhas "obrigações" literárias! Então, vamos ao que interessa...


O "Estante do Mês" será um quadro em que em escolherei quatro livros para ler durante o mês que se inicia. Em cada post do quadro, irei colocar as sinopses dos livros que lerei e também avisarei vocês se li todos os livros do mês anterior. Também, na barra lateral do blog, eu colocarei os títulos do mês e irei riscando conforme os termine.
Para fevereiro, resolvi misturar clássicos da literatura e livros atuais.

1 - Insurgente
Uma escolha poderá destruir tudo!
Mais uma inebriante e emocionante história, repleta de reviravoltas, corações partidos, romance e poderosas revelações sobre a natureza humana. Na Chicago futurista criada por Veronica Roth em Divergente, as facções estão desmoronando. E Beatrice Prior tem que arcar com as consequências de suas escolhas.
Em Insurgente, segundo volume da bem-sucedida série de distopia que conquistou os fãs de Jogos Vorazes e alcançou o primeiro lugar na disputada lista dos mais vendidos do The New York Times, a jovem Tris tenta salvar aqueles que ama e a própria vida enquanto lida com questões como mágoa e perdão, identidade e lealdade, política e amor.







2 - Gabriela, Cravo e Canela


O romance entre o sírio Nacib e a mulata Gabriela, talvez o personagem feminino mais sedutor criado por Jorge Amado, tem como cenário os anos 20,em plena luta pela modernização material e cultural de Ilhéus, então em franco desenvolvimento graças às exportações de cacau. O eixo da história é a relação delicada e complexa entre as transformações materiais e as idéias morais. Com sua sensualidade inocente, a cozinheira Gabriela não só conquista o coração de Nacib como também seduz um sem-número de homens ilheenses, colocando em xeque a férrea lei local que exigia que a desonra do adultério feminino fosse lavada com sangue.

Escrito em 1958, Gabriela, cravo e canela logo se tornou um sucesso mundial. Na televisão, a história se transformou numa das novelas brasileiras mais aclamadas mundo afora. No cinema, Nacib é vivido por Marcello Mastroianni, e Gabriela, por Sônia Braga.







3 - Um Porto Seguro
"Nos momentos mais difíceis, o amor é o único refúgio."
Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a duas amizades relutantes: uma com Alex, o viúvo, com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, a outra com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família.








4 - A Letra Escarlate
Na rígida comunidade puritana de Boston do século XVII, a jovem Hester Prynne tem uma relação adúltera que termina com o nascimento de uma criança ilegítima. Desonrada e renegada publicamente, ela é obrigada a levar sempre a letra A de adúltera bordada em seu peito. Hester, primeira autêntica heroína da literatura norte-americana, se vale de sua força interior e de sua convicção de espírito para criar a filha sozinha, lidar com a volta do marido e proteger o segredo acerca da identidade de seu amante.
 Aclamado desde seu lançamento como um clássico, A letra escarlate é um retrato dramático e comovente da submissão e da resistência às normas sociais, da paixão e da fragilidade humanas, e uma das obras-primas da literatura mundial.








Como esse mês tem o Carnaval, provavelmente lerei mais do que só esses quatro livros, mas essas são as minhas leituras "obrigatórias" de Fevereiro. E vocês? O que pretendem ler esse mês?
Até a próxima,
Beatriz.

18 comentários:

  1. Parecem-me umas excelentes escolhas!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que sejam mesmo, Inês! Pelo menos, "Insurgente" estou amando. Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Muito obrigada, Anna! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  3. Achei legal essa coluna. Dos que você escolheu só li Um porto seguro que gostei bastante. Esse mês como você disse carnaval, pretendo bater meu recorde, ainda mais que vou voltar a trabalhar só dia 23. Tomar que não aconteça igual ao ano passado que me deu uma ressaca literária e não consegui ler nenhum hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que você tenha gostado! Também espero ler bastante, que não é o que tenho feito nos últimos feriados hahahhaah Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  4. Haha, também gosta de bom romance não é mesmo?
    Apesar dos livros do Nicholas Sparks serem mundialmente reconhecidos, não ouvi boas críticas dele.
    Beijão, boa sorte nas leituras!
    Taynara Freitas
    http://blogeternoencanto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro romance, mas tenho passado por um período literário de mais ação do que de muito love hahhaahah Os livros do Nicholas Sparks não são muito bons mesmo, mas dá para dar muitos suspiros lendo hahahahah Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  5. Livros super conhecidos, porém eu não li nenhum! Também estou esperando o Carnaval pra ler um também. Tenha um final de semana abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    http://paisagemdejanela.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que esse Carnaval renda boas leituras para todas nós! Tenha um final de semana abençoado também :D Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  6. Oii Beatriz, tudo bem???? Desses, só quero ler mesmo o primeiro. Aliás, quero ler a trilogia toda. Assisti ao primeiro filme e estou morta de amores, ahhahahha
    Gabriela, minha irmã tem, talvez quando eu tiver um tempinho, eu leia, ehhehe
    Nunca fiz esse tipo de meta, mas é interessante. Mas todo mês chegam livros novos e a meta vai mudando. Vida de leitora consumista é difícil, ahhaha
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros conseguem ser ainda melhores que o filme, Gih! Estou amando "Insurgente", com certeza uma das melhores sequências que já li. Siiiim, por isso, criei essa meta! Se não, nunca diminuo minha pilha de livros hahahahahah Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  7. Tenho muita vontade de ler A letra Escarlate!

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, espero que seja muito bom! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  8. Adorei suas escolhas! Já eu separei 7 livros para ler esse mês, sei que fui bem pretensiosa kkk. Mas, quero muito ler A Letra Escarlate!

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, mas você consegue! Escolhi 4 porque sei que, nesse ano de vestibular, é o máximo que conseguirei ler :/ Boa sorte! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  9. Insurgente é um livro sensacional, sem dúvida o melhor da trilogia Divergente, estou super ansiosa para o filme e tenho certeza que será tão bom quanto o livro. Beatriz, eu recomendo ler a série Hush Hush, é uma série de livros fantásticos sobre romance e fantasia. Um abraço <3

    The-glamgirl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Giuliana! Ainda não li Convergente, mas já achei Insurgente bem melhor do que Divergente. Estou louca para assistir o filme, não tive a chance de ver ainda. Já li os dois primeiros de Hush Hush e me decepcionei muito, tanto que nem continuei a série :( Beijinhos, Beatriz.

      Excluir

Olá, leitor! Fico muito feliz que você tenha decidido comentar. Aproveite esse espaço para dizer o que achou do post ou comentar sobre o assunto. Estou ansiosa para saber sua opinião! Beijinhos, Beatriz.