terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Planejando a semana antes do primeiro dia de aula

      Minhas férias inevitavelmente estão acabando, então comecei a me preocupar de verdade com as questões da faculdade. Como ainda não sei quase nada sobre o funcionamento do meu curso, não pude fazer nada além de comprar um caderno de 10 matérias e uma agendinha para conseguir manter os trabalhos e provas em dia.
      Agora, nesses poucos dias antes do retorno às aulas, resolvi seguir algumas das dicas que dificilmente cumpri nos anos anteriores e que são boas para se sentir mais relaxada quando a rotina voltar.
1º - Retomar o horário normal de sono
Nas férias, tenho o hábito de dormir às 5 ou 6 da manhã e acabar acordando apenas meio-dia ou 1 da tarde. Para evitar sentir aquele cansaço imenso na primeira semana de aula, resolvi parar de trocar o dia pela noite e realizar minhas últimas leituras de férias durante o período da manhã. Hoje mesmo, pretendo, logo que acabar o Big Brother Brasil, tentarei dormir para que amanhã continue a ler "Dezessete Luas".

2º - Separar as roupas que você pretende usar na faculdade/escola
Caso você estude ou tenha estudado (como no meu caso) em uma escola com uniforme, você já tem o o costume de não precisar escolher o que vestir. Porém, mesmo nessas situações, é bom separar o uniforme em uma parte específica do armário para que não haja nenhum desespero para encontrar a camiseta às 6 da manhã. Já que irei começar a faculdade, separei uma parte do meu armário para as calças, camisetas e casaquinhos que usarei nas aulas, assim evito de acabar desgastando roupas "de sair" enquanto estudo.

3º - Organizar seu material escolar
Já que meus veteranos nos avisaram que os professores de Letras costumam escolher a edição dos livros que leremos nas aulas, resolvi não me aventurar na compra de nenhum deles, pois poderia acabar apenas desperdiçando dinheiro. Mesmo assim, já deixei separado meu caderno, minha agenda, um estojo com o material mais básico (lápis, caneta, borracha, corretivo) e uma pasta para guardar circulares. Acredito que organização é uma das melhores coisas para fazer qualquer seja a escola ou faculdade que você irá cursar.

4º - Fazer o que mais gosta
Essa talvez seja a dica mais importante. A melhor coisa a se fazer antes de voltar para uma rotina mais cansativa é priorizar as suas atividades preferidas. Como passei por um mês de grave Ressaca Literária, tentarei ler dois livros essa semana para compensar o tempo perdido. Além disso, quero voltar a escrever meu novo projeto, já que parei na 12ª página e quero retomar o ritmo antigo.

E vocês? Como aproveitam a última semana de férias?
Beijinhos, Bia.

10 comentários:

  1. Planear é realmente importante para que tudo corra bem!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Inês. Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  2. Olá flor! Tudo bem?
    Realmente ir para a faculdade é uma nova experiência e vai ficar mais dificil de fazer muitas coisas, mas se planejar é tudo! Adorei seus métodos ;D
    Beijinhos
    Tham
    http://www.4youbooksmania.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Realmente, logo nessa primeira semana já reparei que vou demorar a me acostumar com muita coisa, mas estou ansiosa para descobrir tudo que virá pela frente. Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  3. Olha dormia lá para as 4 da manhã, mas na hora de levantar da cama para ir ao colégio, no dia claro quando estudava levantava ao quase na hora de ir ao colégio que era as 11 horas haha depois mudei isso, essa sua dica de deixar roupa já pronta e dormir mais cedo, ajuda até a pessoa chegar da faculdade mais relaxada né?
    magrafelizpensa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha Eu passei o Ensino Médio inteiro dormindo extremamente tarde, seja pelos estudos ou por gostar de ler durante a noite, então tive que me colocar na linha para não levar esse hábito para a vida universitária. Pelo menos, nessa primeira semana, deu certo hahahah Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  4. Gente, eu tava virando noites assistindo séries, mas eu durmo muito fácil então não tive problemas. Eu só não durmo mais! E eu achando que ia viver bem no TCC, saudades ilusão </3

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale, pois morro de medo do TCC (no caso da minha faculdade, é Orientação Monográfica, mas, no fim das contas, é a mesma coisa). Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  5. Oi! ^^
    Nossa, saudade define bem o que eu sinto da época de escola. Mesmo da faculdade.
    Terminar os estudos e ver que não tem emprego pra você e mesmo que tivesse seria bem pior do que a escola dá vontade de voltar à infância na hora!
    Eu era feliz e sabia, mas também sabia que não ia durar pra sempre. Quer você queira ou não a vida adulta chega e aí, fazer o que?

    Beijos;

    Blog: http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    Wattpad: https://www.wattpad.com/user/helainaideas
    Fanpage: https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, só de pensar no que farei após a faculdade, já me dá um ataque de ansiedade hahahahha Ainda bem que tenho mais cinco anos antes de me formar e estou realmente adorando a faculdade, mais do que eu imaginava! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir

Olá, leitor! Fico muito feliz que você tenha decidido comentar. Aproveite esse espaço para dizer o que achou do post ou comentar sobre o assunto. Estou ansiosa para saber sua opinião! Beijinhos, Beatriz.