quinta-feira, 21 de abril de 2016

#VidadeEstudante: Como escolhi meu curso

       Não sei vocês, mas uma das minhas maiores motivações no último ano do Ensino Médio era a noção de que aquele era meu último ano de FÍSICA na vida! Apesar de sempre ter tirado nota alta na disciplina (e ter acertado 6 das 9 questões do vestibular), tudo isso era conquistado com muito mais esforço do que eu geralmente empregava para as outras matérias. Saber que nunca mais teria que calcular o valor da aceleração centrípeta era um alívio para meu cérebro exausto.
       Como deixa bem claro o próprio nome do blog, meu projeto de carreira é ser escritora; portanto, eu precisava escolher uma faculdade condizente com meu objetivo de vida. Meu sonho era fazer um curso de Escrita Criativa, mas, sem nenhuma opção no Brasil, busquei alternativas mais próximas possíveis. O curso Estudos Literários da UNICAMP atendia a muitos dos meus desejos, mas limitava o campo de atuação e eu teria que me mudar para cursá-lo. Então, Letras-Bacharelado apareceu.
        Nunca quis ser professora (só a vontade de ser estilista havia dominado minha infância), então fazer Licenciatura não era uma opção. Ou seja, eu já estava excluindo a maior parte das faculdades, que só oferecem essa habilitação. Felizmente, a federal daqui oferecia três opções de bacharelado e, quando passei, pude escolher uma dela.
        Nos primeiros dias de aula, optei pela ênfase em Estudos da Tradução (também havia Estudos Literários e Estudos Linguísticos), pois realmente desejava garantir um "plano B" nessa área. Porém, conforme os quase dois primeiros meses de aula passaram, percebi que ficar em assuntos mais teóricos e técnicos é uma grande tortura para mim, pelo menos, na maior parte das vezes. Portanto, passar meses tratando a tradução de maneira teórica (e depois me focar em uma orientação monográfica nessa área) se tornou impensável.
        Então, como J.K. Rowling virou suas costas para o estudo de línguas estrangeiras e entrou no curso de Literatura Clássica, resolvi mudar minha habilitação e estudar Letras com ênfase em Estudos Literários. Como o primeiro ano é comum para todas as habilitações, até mesmo para Licenciatura, só solicitarei a mudança no próximo semestre. Sinto que agora estou fazendo a escolha certa, mesmo que pareça arriscada!
E vocês? Como escolheram seu curso?
Beijinhos, Beatriz.

44 comentários:

  1. OOi Bia!! Eu assim como você tinha como maior motivação nunca mais ver física na vida!!! E me identifiquei muito com suas primeiras palavras porque logo que descobri que passei no vestibular escrevi um texto enquanto assistia o que eu achava que seria minha última aula de física na vida, lembro que na época foi libertador e mais que isso foi a primeira aula que não prestei atenção sem ter peso na consciência (minha alegria durou pouco, porque tive psicofísica na faculdade hahahah). Eu assim como você quando entrei na faculdade e me deparei com pura teoria, fiquei extremamente chateada e achando que tinha feito a escolha errada, espero que sua mudança seja beem sucedida e que você se encontre, mas também não se preocupe muito, a faculdade independente do curso é extremamente teórica e as vezes muito chata, principalmente no primeiro ano hahahaha Eu assim como você pensei em fazer Estudos Literários na UNICAMP era minha segunda opção, mas tinha muito medo de não ser o que esperava, sabe?

    Beijinhos Bi

    http://www.janeladela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo, Bi, Estudos Literários é um curso tão novo que você não tem realmente uma "base" para avaliá-lo. Estou tendo uma pseudofísica nas minhas novas aulas de Fonética, ou seja, minha alegria durou pouco também! Sim, essa teoria toda é tão chata, mas minha mãe também me disse que é normal para todos os cursos. Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  2. Oi Beatriz, tudo bem?
    Saber que tinha que aturar física só mais um ano também foi um alívio para mim. Pretendo cursar letras também, porém quero ser editora ou tradutora. Acho que temos que seguir nosso coração, e que as vezes arriscar é preciso. Dps você nos conta como está sendo a mudança.
    Beijinhos da Fran
    insidethebookssite.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fran. Realmente, seguir os nossos sonhos é o único caminho para encontrar a felicidade plena. Tenho certeza que você vai se encaixar no curso de Letras, uma das minhas amigas mais próximas vai fazer o curso com ênfase em Tradução e ela está adorando tudo. Conto tudo sim! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  3. Hehe não estudar mais física não foi uma felicidade pra mim. Escolhi biologia e tive biofísica um ano inteiro. Parabéns pelas suas escolhas.

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha ai, nem me fale de voltar a ter Biologia e Física. Seria tortura para mim! hahahah Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  4. Confesso que ao ler o título do post, pensei em fechar o blog. Comecei a ler e a sua narrativa é tão envolvente e gostosa de ler.
    Tenho certeza que vai alcançar seu sonho de ser escritora (e se dar muito bem)!
    Faça o que seu coração manda. Se quer mudar o curso, mude. Tudo que a gente quer e gosta vale a pena <3
    Beijo

    Blog Lua Soares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Luana, fiquei tão feliz de saber que minha escrita a conquistou. Muito obrigada mesmo! É sempre bom saber que meus leitores gostam de como eu escrevo. Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  5. É sempre bom fazer o que nosso coração manda. Escolhi o curso errado pq na época eu queria ter apenas um nível universitário. Hoje em dia vejo o quanto fui burra por fazer isso. Vá em frente, tenho certeza que não irá se arrepender.
    Tem top 3 lá no blog, espero que goste!
    Beijooos e bom fds <3

    Blog | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo, Carol, também acabei ingressando na faculdade com esse pensamento de "ter um nível universitário", mas escolhi o curso mais focado para minha área possível. Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  6. Ai eu fiquei com muito medo no meu primeiro ano de estar na faculdade errada, não pelo curso, mas pela faculdade. Até hoje acho complicado, mas estou bem feliz e no meu último ano. O que te digo é: Siga seu coração que tudo dará certo.

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Carla. Eu amei minha faculdade, então, esse foi um problema que não precisei (ainda, pelo menos) lidar, mas sei como é difícil não se encaixar completamente no lugar. Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  7. O importante é seguir os sonhos e aquilo que nos apaixona!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda estou tentando escolher ja que sou apaixonada por tantas areas e esse post me ajudou bastante.

    Beijoos. ❤

    "Amor de Lua Azul" | "Instagram" | "Tumblr"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha te ajudado, Leticia :) Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  9. Primeiramente, parabéns por finalmente conseguir se encontrar em algo que vai gostar :) Eu desde o começo não tive dificuldades com isso, mas sei que deve ser sofrido fazer algo que você não se encaixe.
    Eu também não gostava de física e matemática na escola kkkk.
    :D

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, como eu não tive ainda nenhuma aula específica de Tradução, não estava tendo grandes problemas quanto à ênfase do curso, mas sei que me sentirei melhor ainda quando começarem às aulas de Literatura! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  10. Olá, Beatriz.
    Tomara que dessa vez seja exatamente o que você está procurando. Diferente de você eu adoro física e me deu melhor nessa área. Sempre fui horrível em português e história hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Sério?? Minhas melhores matérias sempre foram Português, Matemática e História, mas Física nunca foi o meu forte hahahaha Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  11. Que bom que escolheu algo que te faz feliz, só nós do último ano sabemos a pressão de ter que escolher logo a faculdade e o futuro inteiro, como se soubéssemos de tudo e nos conhecessemos. Eu também detesto física, mas ao contrario de você, eu sempre fiquei na média 5 haha
    Xoxo
    http://ja-ta-crescida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O importante é o que você conseguiu passar em Física e pronto hahahaha É muita pressão, exigem de você as respostas de toda a sua vida e você ainda nem começou a vivê-la! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  12. Olá, Bia.
    Acho que muitas pessoas sofrem para escolher um curso na faculdade. Só que eu acho que fui exceção, acertei de primeira. Eu me formei em licenciatura, mesmo sem querer dar aula, em Letras/Literatura. Aproveito a licenciatura para dar umas aulas particulares.
    Agora estou fazendo jornalismo e descobri mais uma área que acho legal. Quem sabe não trabalho com alguma revista ou site literário?
    Entre em ambas por também ter o sonho de ser escritora. :3
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ane! Jornalismo, Letras e Direito são as primeiras opções de quem quer ser escritor, então, você continua nas áreas mais procuradas da nossa profissão. Espero que você goste ainda mais de Jornalismo e quem sabe isso não te ajuda na sua carreira? Estou torcendo aqui por nós duas! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  13. Parabéns pela sua escolha! O mais importante é fazermos o que gostamos mesmo!! Com certeza você vai se sair muito bem.
    Escolhi meu curso completamente por impulso e me arrependi. Depois de 5 longos anos na faculdade, quando finalmente terminei, fui fazer o que mais gostava :)
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo apoio, Carol. Muita gente também escolhe por impulso e acaba se formando "só por se formar". Fico feliz que agora você esteja fazendo o que realmente gosta! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  14. Eu sou formada em Letras, sempre quis fazer bacharelado, mas aqui na minha cidade só tem a opção de licenciatura então acabei fazendo essa mesmo porque não tinha condições de me mudar. Foi uma tortura ver todas aquelas matérias pedagógicas, mas consegui me formar. Eu cheguei até a começar uma pós em tradução, mas acabei desistindo depois que descobri mais sobre o mercado de trabalho.
    Espero que você goste do curso!
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fugi da Licenciatura justamente por causa das aulas de Educação e do estágio obrigatório. Se não tivesse bacharelado aqui, acredito que teria feito Direito ou Jornalismo. Até o momento estou gostando, espero que continue assim! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  15. Cara, que bom que tu tens essa sensação, porque eu passei meu curso inteiro super incerta, antes de fazer o vestibular eu estava super tranquila e com a maior certeza do mundo. Depois tudo desabou e até hoje tenho dúvidas, mesmo tendo terminado duas faculdades :/
    Desejo tudo de melhor pra ti e muito sucesso na tua carreira \o


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Thayse. Às vezes, essa sua insegurança seja mais pelo fato de que você prefere a prática à teoria e a faculdade nunca vai ser suficiente para você ;) Muito obrigada pelo apoio! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  16. Amei conhecer a sua história e em como você escolheu o curso na faculdade. *--*
    Eu descobri o meu curso e vocação na faculdade de Engenharia e meu ex também contribuiu muito com a escolha do meu curso de tanto falar que sou séria demais... Ai escolhi fazer Direito e estou amando o curso e me identificando demais na área.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico tão feliz que você tenha descoberto sua real vocação, Lady :D E tentarei trazer mais posts desse jeito, já que vocês gostaram! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  17. Parabéns pelas suas escolhas, adorei saber um pouco da sua história.

    http://blogdaadilene.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Adilene! Tentarei trazer sempre um pouco da minha vida aqui pro blog :D Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  18. Adorei o post =)
    Escolher qual curso fazer sempre é algo que temos muitas dúvidas!!!

    Mais Dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que eu, pelo menos, consegui escolher algo que me agrade, né hahahah Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  19. Quando ouço a palavra física sinto até um arrepio! hahahaha
    Sempre detestei, definitivamente eu não sou das exatas.
    Espero que a sua nova escolha te satisfaça 100%! :D

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahah também sinto esse arrepio, Tamires! Muito obrigada mesmo, também espero. Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  20. Menina amei o post, sempre difícil escolhermos o nosso curso. Eu sempre gostei de física quando estava no Ensino Médio quando sair prestei vestibular para Licenciatura em física, fiz curso até quarto período e depois tranquei uma loucura tudo isso.
    Boa sorte em tuas escolhas.

    Beijos da Kah
    http://blogmundodakah.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, às vezes, gostamos de uma matéria na escola e não é o que esperamos na faculdade, mas muito obrigada, Kalyne. Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  21. Não sei o que escolher, ando tão confusa, gosto muito de escrever e ensinar fico pensando em Letras, mas tenho uma paixão inexplicável pelo mar, penso também em biologia marinha, ai tão confusa né? Ah amei seu blog e to seguindo :)
    http://souadultaagora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode conversar com alguém de Biologia Marinha e perguntar sobre o curso, talvez te ajude a escolher. E sobre Letras, falarei sempre aqui no blog! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  22. Oiii Bia, tudo bem?????
    Fico muito feliz que você tenha tido a coragem para mudar de curso :)
    Acho que o mais importante nessa vida é ser feliz ;)
    Eu mudei de ramo várias vezes :)
    Fiz técnico em química, comecei letras - mas era literatura, então já viu né? :P E agora faço marketing. O mercado é bem mais amplo e também tem relação com o meu trabalho de escritora :)
    No mais, estudo em casa mesmo, muitos livros, muitos autores....
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gislaine! Acredito que só tive coragem para mudar mesmo porque é apenas uma troca de ênfase no mesmo curso, então é mais fácil e menos traumática que uma mudança de grade horária completa. Fico feliz que você tenha encontrado o ramo em que realmente se encaixa! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir

Olá, leitor! Fico muito feliz que você tenha decidido comentar. Aproveite esse espaço para dizer o que achou do post ou comentar sobre o assunto. Estou ansiosa para saber sua opinião! Beijinhos, Beatriz.