domingo, 8 de maio de 2016

Sentindo a leitura... - Odisseia

      O livro de hoje demorou para aparecer aqui no "Sentindo a leitura...", pois estava esperando a prova sobre ele e não queria misturar minhas opiniões com os fatos da história, evitando momentos de desespero durante a avaliação. Então, vamos ao que interessa: a Odisseia, de Homero.
     
      Eu já sou fã de mitologia grega há uns cinco anos, desde que me apaixonei pela saga do Percy Jackson. Nunca tive tempo o suficiente para me aprofundar em outras leituras sobre as diferentes divindades gregas, então ficava limitada às histórias (adaptadas, é claro) do Rick Riordan ou ao que eu vi aqui e ali no mundo da internet. Felizmente, o curso de Letras, e sua linda matéria de Literatura Grega, me permitiu mudar essa realidade e logo no primeiro semestre fomos presenteados com a leitura de Odisseia, do Homero.
       Por ser datada de 800 a.C., a obra apresenta uma linguagem mais rebuscada, mesmo na tradução que li (do Frederico Lourenço, da Companhia de Letras), considerada mais branda do que a famosa de Odorico Mendes. Como tenho um apreço especial pela cultura, apesar de problemas com a interpretação de certos trechos, não pude resistir à história e posso dizer que amei o livro. Nossa leitura foi programada para que lêssemos 4 cantos por semana (são 24, no total) e eu consegui adiantar o planejado diversas vezes durante os quase dois meses em que passamos lendo.
       A Odisseia conta as desventuras por quais Odisseu (ou Ulisses, como preferirem) passa após ter lutado na Guerra de Troia (contada previamente em Ilíada). O herói já está há vinte anos longe de sua casa em Ítaca, mas, mesmo assim, ele não desiste de voltar para sua mulher, Penélope, e seu filho, Telêmaco. Enquanto Odisseu tenta voltar para casa, com a ajuda da incrível (maravilhosa-tudo-de-bom) deusa Atena, Telêmaco, também impulsionado pela divindade, começa uma busca pelo seu pai e também uma forma de acabar com os abusos dos pretendentes que querem desposar Penélope.
       Existem alguns capítulos que são definitivamente melhores do que outros, por trazerem maior ação ou maior emoção. Meus favoritos foram o que Odisseu narrou os dez anos após a Guerra de Troia (canto XIX ao XII) e o do Massacre dos Pretendes (XXIII, se não me engano). Entretanto, mesmo os que foram um pouco mais arrastados tiveram a excelente característica de apresentarem vários hábitos da Grécia Antiga que eu nem mesmo imaginava: como funcionavam os jantares, os banhos...
       Não consigo me arrepender nem um pouco da leitura e espero que goste tanto de Ilíada quanto de Odisseia. Não sei se irei fazer um "Sentindo a leitura..." de Ilíada, mas, de qualquer maneira, comentarei no "Meu Aeroporto Literário" de Junho, quando já terei terminado o livro para a próxima prova!

Beijinhos, Beatriz.

54 comentários:

  1. Li a Odisseia quando tinha 11 anos e gostei muito! Só não me lembro tanto dos detalhes, já que faz tempo que li...

    Ótimo domingo!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normal se esquecer dos detalhes, mas fico feliz que tenha lido tão cedo, Amanda! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  2. Não entendo nada sobre mitologia grega, mas ultimamente tenho me interessado em aprender sobre o assunto. Já ouvi falar nesse livro e ele é muito elogiado.

    Me chama de Bella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mitologia grega é incrível, Bella! Você devia começar pelos livros da saga Percy Jackson e depois se aprofundar mais. Tenho certeza que irá amar. Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  3. Eu acho que é um livro daqueles que se tem de ler durante a vida! Também já li :) Um clássico!
    beijinhos
    https://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, é um daqueles livros que você tem que ler algum dia, não importa quando! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  4. Faz tanto tempo que li esse livro! Lendo teu post me deu vontade de ler de novo xD Esse é o tipo de livro que todo mundo tem que ler uma vez na vida. Clássico!

    Um beijo!
    Heeey, Maria! | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que meu post tenha te animado até para reler o livro ahhahaha Concordo com você, é uma leitura para qualquer leitor! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  5. Parece ser uma História interessante <3
    Conteiepronto.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é mesmo, Sayonara ;) Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  6. Eu li, mas faz alguns bons anos. rs
    Não lembro tanto, mas é um livro que gostei.

    Beijos!
    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza de que vou me esquecer da maioria dos detalhes logo, logo, mas o importante é ter lido hahahah Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  7. Li esse livro há tanto tempo.... me deu saudades haha
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaah fico feliz de saber que meu post te deu saudades do livro! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  8. Ai, eu li só algumas partes no colégio e sempre de leituras adaptadas HAHAHA Eu amo literatura grega também :3 Ujm dia pretendo ler certinho :3

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahah na escola, sempre vemos um pouquinho de tudo né? Mas esse livro vale a pena ler na íntegra! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  9. Eu li e amei ótima resenha, tenha uma semana Vitoriosa.
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Nequéren! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  10. Parece ótimo, já assisti o filme com a minha mãe, e é maravilhoso <3 Beijos

    http://realcedagarota.blogspot.com.br/2016/05/5-maneiras-divertidas-para-tirar-10-nas.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca assisti o filme, mas minha mãe já comentou sobre ele para mim hhahaha Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  11. Nunca li esse livro porque não sou tão chegada ao estilo... Mas sua resenha é tão bem feita que nos deixa com curiosidade em ler.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, muito obrigada, Lady! Fico um pouco receosa sobre as minhas resenhas, mas as reações de vocês têm sido ótimas :D Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  12. Olá, Beatriz.
    Não sei se quero ler esse livro. Eu amo mitologia grega, mas tenho muito medo de não gostar por causa da linguagem do livro. Quando a linguagem é difícil a leitura demora mais e acabo não gostando.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! A linguagem de Odisseia é difícil, mas não impossível. Para ler, exige certa paciência e calma, já que os cantos podem demorar para se desenrolar e a leitura ficar mais pesada. Acho que você só deve ler se estiver mesmo animada para isso! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  13. Eu li todos da série de Percy Jackson, mas não sei se leria esse. A linguagem do Rick parece ser mais jovem do que esse Odisseia.

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Definitivamente, o Rick Riordan tem uma linguagem mil vezes mais jovem, mas o fato de ser mais antiga torna a Odisseia uma leitura diferente e muito interessante! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  14. Amo mitologia, já li a odisseia e é ótimo. Amo os livros do Rick também. Ele tem uma série muito boa também sobre mitoligia egípcia, super legal.

    Beijos
    Ruiva Cohen Store Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mitologia é tão incrível! Ler Odisseia me ajudou a lembrar como eu me sentia com os livros do Rick, tanto que até fui ler A Marca de Atena. Não gostei da série egípcia, mas fico feliz que você tenha gostado! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  15. Adoro mitologia, queria ler esse livro, mas sempre coloco outro no lugar para ler, li Percy Jackson e foi uma leitura maravilhosa.
    https://souadultaagora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lee, não continue procrastinando essa leitura. No começo, Odisseia pode até ser difícil, mas te ajuda a entender muito de literatura e até mesmo do próprio Percy Jackson (já que contém as bases que inspiraram a saga). Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  16. Sou super fã de mitologia também e tenho muita vontade de ler Odisseia ♥
    Beijão,
    Blog Ó, tô em dúvida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer fã de mitologia grega devia ler os livros de Homero! É uma experiência enriquecedora *-* Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  17. Eu amo mitologia grega, uma pena que não tive Literatura Grega no meu curso de Letras, acho que teria gostado muito. Ainda não li Odisseia nem Ilíada, mas no primeiro ano de faculdade li Édipo Rei e amei a história.
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico triste que nem todos os cursos de Letras tenham essa matéria, é uma oportunidade incrível! Espero que você algum dia leia Odisseia, é uma excelente leitura. Beijinhos, Beatriz.

      www.odiariodeumaescritorainiciante.blogspot.com.br

      Excluir
  18. Faz muito tempo que li esse livro, é realmente ótimo.
    Beijos. ❤
    www.amordeluaazul.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, que bom que você também gostou, Leticia! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  19. Olá lindona.
    Amei saber sua opinião, gosto muito desse tipo de livro.
    Eu escutava e lia muitas opiniões diferentes. Em breve vou lê-lo e volto aqui para contar o que achei.
    Beijos lindona.

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa! Fico feliz que tenha gostado de ler o que eu achei e espero que você sinta o mesmo quando ler. Volte mesmo, estarei esperando! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  20. Oi Bia!
    Confesso que tenho ao mesmo tempo muita curiosidade e muito receio com esse livro. Bom saber que você gostou <3
    Beijos!

    claramenteinsana.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Duane. Te recomendo enfrentar o medo e dar uma chance, pelo menos, pra mim valeu a pena! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  21. OI!
    Menina tive que ler Odisseia na escola rsrsrs
    Tenho que criar esse hábito, tá difícil de eu pegar num livro!

    Um grande beijo!
    Momentos de moda e beleza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahah Tenho certeza que não foi uma experiência fácil, na escola, tudo ficava mais chato e difícil hahahah Crie mesmo, você não vai se arrepender! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  22. oie obrigada pela visita no blog, vamos nos seguir? nossa esse tipo de leitura é muito difícil...


    Ciranda da Bailarina

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhum tipo de leitura é difícil, só basta tentar ;) Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  23. eu li todos do percy, mas acho que preciso me dar a chance de ler mais clássicos como a odisseia! Acho que agora tenho mais maturidade pra esse tipo de leitura :)

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Hellz! Eu tinha medo de odiar a leitura por ter uma linguagem mais pesada, mas adorei e me fez até ficar animada para voltar a ler Percy Jackson. Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  24. Oi Beatriz,
    Nossa, como eu teria gostado de Literatura Grega quando cursei Letras. :(
    Eu me atrai pela mitologia na época do ensino fundamental, quando mandaram minha turma ler 'A Grécia' e escolher uma das histórias para fazer uma peça e tals. Gosto de filmes relacionados, mas preciso ler mais. A Odisseia seria uma ótima experiência e certeza que é mais legal que Os Lusíadas kkkkkkkkkk

    tenha uma ótima quarta!
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nana! A nossa próxima matéria vai ser Literatura Latina, então está sendo uma experiência maravilhosa. Odisseia é bem interessante e emocionante, mas estou preocupada com Ilíada - o professor disse que não é tão UAU (em aspectos de movimentação da trama). Então, te aconselho a dar uma chance para Odisseia, vai valer a pena! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  25. Li A Odisseia na época da escola, apresentei na feira do livro hahaha nossa que nostalgia ler seu post. Uma aventura incrivel esse livro.

    Dany Guimarães| Legalmeente Ruiva | Legenda da Trindade
    www.legalmeenteruiva.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que legal! Nem imagino como seria fazer uma apresentação sobre esse livro :o Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  26. Oi Beatriz!
    Eu conheço a história de Odisseia bem por cima, nunca parei para ler. É uma leitura que preciso fazer, pois adoro mitologia!

    Respondendo a sua pergunta no blog, se eu li Carrie: li sim e adorei! Esse foi o primeiro livro publicado do King. Espero que você goste!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sora! Realmente, você devia ler Odisseia o quanto antes, te traz tanta informação sobre a mitologia grega e o melhor: direto da "fonte" hahahaha Então, tenho que ler o quanto antes! Sou um pouco medrosa, mas quero arriscar com Carrie! Beijinhos, Beatriz.

      www.odiariodeumaescritorainiciante.blogspot.com.br

      Excluir
  27. Tive que ler por causa da escola e adorei!
    Xoxo
    http://ja-ta-crescida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que você tenha gostado, Gabi. É definitivamente um livro incrível :D Beijinhos, Beatriz.

      Excluir

Olá, leitor! Fico muito feliz que você tenha decidido comentar. Aproveite esse espaço para dizer o que achou do post ou comentar sobre o assunto. Estou ansiosa para saber sua opinião! Beijinhos, Beatriz.