sábado, 28 de maio de 2016

#VidadeEstudante: Primeiras provas, primeiras impressões

     Esse post era para ter sido escrito na primeira semana de maio, quando eu já tinha feito todas as primeiras provas (com exceção de Inglês), mas não tinha recebido nenhuma nota. Como eu deixei o tempo passar, já recebi todas as notas dessas avaliações, então o "post original" teve que receber algumas mudanças...
      Mas vamos ao que interessa: como caloura na universidade, é óbvio que meu maior medo era ir mal logo de cara nas provas. Sempre fui muito estudiosa durante toda a minha vida escolar, então temia que o primeiro semestre na universidade fosse um desastre. Felizmente, eu estava errada!
      Em relação a provas escritas, eu fiz 4 e uma resenha para Língua Portuguesa I. A minha primeira prova foi de Teoria da Literatura I sobre "O que é literatura?". Trabalhamos com diversos autores no início do semestre (L.A. Fischer, Antonio Candido e Terry Eagleton), o que fez a aula ser mais dinâmica mesmo com o conteúdo essencialmente teórico. Eu estava com medo da última questão da prova, que valia 4 pontos, e consistia numa interpretação do conto "O Timoneiro", de Franz Kafka. Por causa do tempo, essa questão foi deixada por os últimos 15 min. Entretanto, o resultado geral foi ótimo e consegui 8,75 na prova!
      A segunda prova foi de Língua Portuguesa I. Durante a primeira parte desse período, só trabalhamos com os conceitos gerais, básicos e teóricos de Linguística. Sempre gostei das aulas e entendi facilmente os conteúdos, então já esperava um bom desempenho. Passei alguns dias remoendo com medo se tinha usado algum exemplo errado nas minhas explicações, mas estava tudo escrito certinho! O resultado dessa prova foi 9,5.
     Logo alguns dias depois, tivemos a entrega da resenha para Língua Portuguesa I. Eu nunca tinha feito uma resenha acadêmica de um livro inteiro, então me preocupava com a linguagem exigida e as relações que teria que fazer entre os temas do livro lido e outras referências bibliográficas. O livro resenhado foi "A língua do Brasil amanhã e outros mistérios", de Mário A. Perini. Como um dos meus amigos (que simplesmente arrasava em resenhas) da outra turma tirou 10, fiquei imaginando por alguns dias qual seria o meu desempenho. Surpreendentemente, acabei tirando a mesma nota que ele!
     A quarta prova foi de Literatura Grega I. Como já contei para vocês, estávamos lendo "Odisseia", de Homero, e tanto a leitura quanto as aulas foram incríveis. Nem consigo dizer a vocês como amei poder conhecer mais profundamente a mitologia grega! Pelo que já tínhamos ouvido, essa foi a primeira prova escrita feita em sala e sem dupla; ou seja, a chance de ser tenebrosa era enorme. Como, além de ler o livro, também procurei alguns resumos para me auxiliar na memória dos eventos e dos cantos específicos, achei a prova bem clara e me diverti respondendo! Meu resultado, entretanto, foi melhor do que eu esperava: 9,3. Tecnicamente, a prova está somada errada e eu acertei 0,2 a mais, mas não quis incomodar o professor por dois meros décimos.
     Enfim, chegou a última e terrível prova: a de Linguística I. Desde que entramos no curso de Letras, todos os veteranos sempre nos avisaram que era muito comum ir mal nessa matéria (e até mesmo reprovar nela). Como de toda a nossa grade horária, Linguística I é a única matéria que apresenta dados bastante técnicos (envolve até Física!), eu nem sabia o que esperar da prova. No fim das contas, tínhamos que responder 4 de 5 questões de acordo com a nossa preferência. Eu tinha certeza, durante a prova, que sabia responder 3 questões com toda convicção e 1 das outras duas ainda era um "achismo". Escolhi essas mesmas e tive um surto saindo da faculdade, achando que tinha colocado o número errado de uma das 3 questões que já me eram consideradas como acertos. Na hora mesmo, conferi minhas anotações e me acalmei por ver o número certo. A nota da prova seria entregue no dia do meu aniversário e eu não estava preparada para estragar meu dia com uma nota ruim, então faltei a aula! Tudo estava calmo até minha amiga me dizer por WhatsApp que eu havia tirado 10 na prova! Não era mentira e foi uma das notas mais chocantes que já recebi na vida.

Sei que só estou no começo do curso e ainda tem muito chão pela frente, mas fiquei feliz (e muito surpresa) com esses primeiros resultados e quis compartilhar com vocês! E vocês? Como estão indo nas provas nesse começo de 2016? 
Beijinhos, Beatriz.

76 comentários:

  1. Muitos parabéns! Tenho a certeza que o futuro ainda será mais brilhante!
    beijinhos
    https://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Inês! Espero que seja mesmo *o* Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  2. Parabéns pela nota, com certeza isso vai sempre se repetir :)
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Carol! A segunda rodada de provas não foi tão incrível quanto a primeira, mas consegui passar em tudo direto e com excelentes médias ;) Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  3. Ain nossa! Parabéns! Te desejo todo sucesso do mundo!

    Beijos! Fique com Deus!
    http://anaportoblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Patricia! Todo o sucesso em dobro pra você :D Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  4. Que lindooo, parabéns!!
    Beijos.❤
    http://www.amordeluaazul.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Leticia! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  5. Parabéns te desejo sucesso Bjim(: obrigada pela vusita borboletando-emtudo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Maria. Sucesso para você também :D Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  6. Respostas
    1. Hermione represents everybody! hahhahah XOXO, Beatriz.

      Excluir
  7. Parabéns quem é estudioso passa em tudo,
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Nequéren! Para passar tem que estudar muito mesmo :) Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  8. Meus parabéns, Beatriz :)
    Assim a gente percebe o quanto é importante escolher o curso certo. Quando a gente gosta de uma coisa, estudar é um prazer e assim você acaba se saindo bem mesmo, mas é claro que você pelo visto é muito esforçada!
    Continue assim até o fim do curso que receberá muito reconhecimento por isso, viu?
    Beijos

    www.quetransborde.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada mesmo, Lavínia! Realmente, foi muito esforço para conseguir essas notas, nem consigo imaginar como serão os próximos semestres. Espero que eu continue alcançando minhas metas! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  9. Oi Beatriz,
    Adorei você dividir essa experiência conosco, eu tinha medo também e no final foi com razão haha
    Logo no primeiro período peguei um professor super exigente que gostava de textão mesmo, de até mais de uma folha nas respostas das provas, e me reprovou e tive que fazer a matéria de novo semestres depois -.-
    Mas, é isso todo esforço vale a pena. Só pelas suas matérias dá pra perceber que cada universidade tem um jeito diferente de administrar o curso. Muitas aí, nem estavam incluídas no meu haha
    Sucesso, viu?

    P.S.: Eu assisti o primeiro 'Vizinhos' e gostei bastante haha muito bobo mesmo, mas ri que nem doida. To ansiosa para ver o segundo.

    tenha um ótimo domingo :D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nana! Fico tão feliz de saber que vocês gostaram de ler sobre minhas experiências na faculdade, estava preocupada que o post ficasse muito chato :o Meus professores também são assim, tive sorte por já escrever tanto assim sempre. Na última prova de Teoria da Literatura, uma das minhas questões deu 1 página inteira e mais três linhas!
      Sim, eu também percebi como as matérias são bem diferentes de uma faculdade para a outra! Muito obrigada e muito sucesso para você também.
      Hhahahhaha assisti o segundo e achei algumas partes meio nojentas, mas no geral foi muito divertido com a irmandade feminista! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  10. Oi Beatriz!
    Parabéns pelos bons resultados, com certeza isso é resultado de toda sua dedicação com os estudos!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sora! Muito obrigada mesmo, eu realmente me esforcei muito durante todo o semestre. Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  11. Parabéns pelas notas! Linguística é bem complicado mesmo, me lembro que todo mundo morria de medo dessa matéria hehe.
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Bianca! Além de Linguística já ser difícil naturalmente, a professora era bastante rígida e só passaram direto 6 alunos de uma turma de mais de 50. Sorte que eu sou um desses 6 alunos! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  12. As minhas são daqui à uma semana, tô bem nervosa e não aguento mais estudas para elasssss.
    com amor, Bru
    Mania de Bruna
    @ManiaDeBruna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você tenha conseguido ir bem em todas! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  13. Parabéns pelos bons resultados. Bom domingo!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Isa :D Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  14. Olá, Beatriz.
    Nossa que emoção né? Meus parabéns e que continue assim. Sei como é difícil e cada nota tem que ser comemorada mesmo.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Muito obrigada :D Essas provas ficam cada vez mais complicadas, tenho que comemorar mesmo de ter passado em tudo hahhahahah. Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  15. Oiiii Bia, tudo bem????
    Parabéns pelas notas =D
    É tão bom quando isso acontece né?
    Por enquanto estou mantendo uma ótima média na faculdade. Sempre notas acima de 9,4 , mas tudo a base de muito estudo hehehe.
    Esses dias, fiz uma prova de matemática financeira aplicada. Então estava com muito medo, mas acabei gabaritando a prova :3 E isso não tem preço :3
    Que continuemos assim =D
    Beijooos
    https://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gi! Tudo sim e com você?
      Muito obrigada, eu fiquei tão feliz com essas notas, você nem imagina!
      A faculdade está sendo super difícil,, mas consegui fechar o primeiro semestre com ótimas médias, espero que nós duas continuemos assim :D Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  16. Parabéns pelas notas, quero ser você quando crescer haha Eu estou aqui sofrendo para conseguir passar no fim de ano no vestibular, fico feliz por você estar gostando da sua escolha.
    Xoxo
    Alias, obrigada pelo que você me disse no meu blog, me ajudou muito. :3
    http://ja-ta-crescida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai ser ainda melhor, Gabi! E muito obrigada, sei como é passar por essa pressão - não desejo repetir isso nunca mais hahahhahaha Espero poder te ajudar ainda mais no futuro! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  17. Parabéns pela nota! <3
    Beijinhos

    http://dearitgirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Marcela! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  18. Respostas
    1. Muito obrigada, Naia! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  19. Olá Bia!
    Lendo essa postagem me deu uma saudade da minha faculdade de Letras. Claro que não fiz nem 1/4 disso porque era particular. Mas adorava minhas aulas de literatura. E também teve uma vez que achei que tirei um 7, mas veio um 10. Eu fiquei meio "que?", mas ok!
    Minhas notas estão boas, as matérias teóricas que pegam mesmo. Só estou lotada de trabalho para fazer essa semana.
    E que você continue amando a faculdade. Beijos! :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ane! A grade curricular de uma faculdade para a outra é muito diferente, mesmo entre as públicas. Eu adoro minhas matérias de Literatura, mas está sendo muito difícil lidar com o tédio (e no alto grau de pressão) das teóricas. Atualmente, não estou amando a faculdade, mas espero que volte a ter ânimo para tudo! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  20. Eu super me dediquei ao curso de letras também.
    Tirei ótimas notas também, mas em algumas de literatura, como teoria da literatura não fui tão bem, acho que dependia muito do que o professor queria também e todo mundo tirou nota mais ou menos então sabia que o problema não era eu. haha
    Se você está estudando tudo direitinho relaxa que as outras notas também serão tão boas quanto essas.
    Beijos!
    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O curso aqui na Federal tá sendo muito puxado, até os alunos mais esforçados (incluindo eu) estão tendo dificuldades para acompanhar tudo. Felizmente, em Teoria da Literatura, eu fui muito bem, mas Linguística já não foi tão brilhante assim hahahaha A professora era como o seu de Teoria: gosta de cobrar mais do que os seus alunos conseguem, o que gerou 90% dos alunos no exame final (felizmente, consegui passar direto). Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  21. Muitas coisas mudam da escola pra faculdade né? Uma delas é a nota, hahaha! Eu também comecei o meu curso morrendo de medo, mas acabei que estou indo melhor que na escola. Me surpreendi, hahaha! Eu comecei em 2014 e ano que vem acabo, passou tão rápido que eu nem percebi. Muita loucura isso, hahaha! Vai passar rapidinho e você não vai nem perceber ;)

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Apesar de estar indo bem na faculdade, perto dos meus antigos 10 em todas as matérias e em todos os bimestres da escola, as notas mudaram muito hahhahaha Ai, nem me fale, meu curso é de 5 anos, então, só em 2020 vai acabar! Beijinhos, Beatriz.

      www.odiariodeumaescritorainiciante.blogspot.com.br

      Excluir
  22. Parabéns pelos 10 minha linda!
    Eu também ficava em choque e feliz por conseguir gabaritar uma prova, sinal que meu esforço foi reconhecido. *--*
    E eu tive essa impressão quando entrei na faculdade, e quando tirei meu primeiro total na prova, fiquei feliz demais da conta. haha
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Lady! Eu não esperava mesmo tirar notas tão boas na faculdade, principalmente porque são matérias que nunca trabalhamos de forma tão detalhada e profunda. Fico feliz de estar conseguindo corresponder às exigências da faculdade! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  23. Ai, eu lembro do meu nervosismo de primeiro semestre! Acho que é a primeira vez que estou calma, ainda bem que o tempo voa né? Se você curte literatura grega deve estar adorando minha colunista Cathê né? Mas enfim, arrasou nas notas!!! Imagino sua felicidade!

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahhahaha pelo que falam os meus veteranos, aqui também será um sufoco em cada semestre. Sabe que ainda não vi os posts dela? Tenho que conferir! E muito obrigada mesmo, fiquei extremamente feliz :D Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  24. ;P

    Tomara mesmo que eu consiga fazer a cirurgia. É ruim demais ser ceguinha!

    Meus parabéns pelas notas altas! Eu nunca fui de tirar notas boas sempre, mas também não ficava de DP! hahaha! Sinto saudades da faculdade...

    Ótima segunda!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que dê tudo certo na sua cirurgia, estarei torcendo aqui!
      Muito obrigada, Amanda :D Eu até o momento estou tirando notas boas e muito boas, mas o medo da DP está sempre aí hahhahaha Pelo menos, nesse semestre eu passei longe de qualquer DP! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  25. Que lindo que vocÊ faz Letras! Eu tenho muita saudades desse tempo. Fico feliz que você está se dando bem, é um curso lindo, aproveite cada matéria. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Owwwn, espero aproveitar tudo mesmo! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  26. Respostas
    1. Muito obrigada, Jana! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  27. UAU!
    Parabéns pelas notas!
    bjs
    http://momentosdemodaebeleza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Claudia, fiquei chocada também hahahha Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  28. Parabéns flor isso é o resultado da sua dedicação.
    Realmente nós sabendo que nao é facil eu sei por que estudo bastante para sempre ter notas boas na faculdade.
    beijos!
    www.garotadelicada.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Conceição! Realmente, é um esforço diário para conseguir tirar notas boas. Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  29. Parabéns pelas notas!!!
    As notas sempre são o resultado do
    quanto estudamos =)

    http://maisdicassempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigadaa, Volmara! É verdade, foram muuitas e muitas horas de estudo para chegar nessas notas. Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  30. Oi Bia!

    Ai que delícia, meu sonho é fazer Letras! Deve ser um curso incrível!
    E, lendo seu post, pude perceber que somos exatamente iguais, percebi que você se cobra bastante no que se refere à notas, eu também era assim! E, por mais que achava que tinha ido bem, sempre dava aquele frio na barriga quando ia receber as notas!!

    Mas, parabéns pelas suas notas!
    Pelo visto vc é bem estudiosa e merecedora das suas notas!!
    Parabéns!!

    Beijinhos, Bá.
    http://cafecomlivrosblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bá!
      O curso é realmente muito bom e espero que você consiga realizar seu sonho :D Me cobro muito e, agora na faculdade, isso está sendo bem difícil de manter, pois o grau de exigência dos professores é altíssimo e, para alcançá-los, tenho que me "matar" de tanto estudar. Graças a tanto estudo, consegui passar direto em todas as matérias e pretendo continuar assim!
      Muito obrigada mesmo! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  31. Bia, fiquei curiosa para saber qual curso faz, creio que seja Letras, acertei? Olha, se puder te dar uma dica, anota aí, não perca esse empenho em ir bem nas provas, estude e se esforce bastante, se eu pudesse voltar ao tempo, com certeza teria me dedicado muito mais ao meu tempo de universitária. Parabéns! Beijo.

    http://www.meudiariovirtual.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Letras sim, Graziela! Estou tentando me esforçar o máximo possível e, pelo menos, nesse primeiro período, o esforço compensou totalmente :D Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  32. Bem legal seu post, você escreve muito bem, adorei suas dicas, beijoooos!!!

    http://realcedagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Ariadne! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  33. Nossa adorei,seu texto ótimo bjs
    https://blogbrilhodasestrelas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Maria. Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  34. Comentando novamente só para avisar que o blog mudou de nome, agora é Le Jours de Marcela. Beijos.

    http://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por me avisar, Marcela! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  35. Mulher graças a Deus que eu já me formei na faculdade viu, não aguentava mais provas, trabalhos e seminarios hahahaha mas é isso ai, boa sorte e bons estudos pra você, e bora tirar 10

    Dany Guimarães| Legalmeente Ruiva | Legenda da Trindade
    http://www.legalmeenteruiva.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale, Dany! Acabei de acabar o primeiro período e já estou desejando desesperadamente me formar logo hahahah Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  36. Oi! ^^
    Parabéns!!
    Eu já terminei a faculdade faz uns 6 anos, mas lembro de ter ficado bem nervosa com minhas primeiras provas também. Graças à Deus consegui chegar ao final do curso com uma média boa.

    Beijos;

    Blog: http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    Wattpad: https://www.wattpad.com/user/helainaideas
    Fanpage: https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helaina! Muito obrigada :D Estou esperando ansiosa quando eu terminar isso tudo hahahhahaha Espero que eu consiga terminar o curso com uma média boa também. Beijinhos, Beatriz.

      Excluir

Olá, leitor! Fico muito feliz que você tenha decidido comentar. Aproveite esse espaço para dizer o que achou do post ou comentar sobre o assunto. Estou ansiosa para saber sua opinião! Beijinhos, Beatriz.