segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

No Sofá com Netflix: 3%

       Hoje, é hora de recuperar mais um quadro que eu adoro escrever: o "No Sofá com Netflix"! Eu prometi há alguns meses que traria mais séries, mas acabei apenas falando de Gilmore Girls e deixei vocês sem novidades. Entretanto, agora é hora de falar sobre a última série que completei!
       No mesmo dia que o revival de Gilmore Girls foi lançado, a Netflix também disponibilizou a primeira temporada completa de 3%, a primeira série brasileira feita pela plataforma. Ambientada em um Brasil pós-apocalíptico, a trama aborda a divisão que predomina nessa sociedade futurista: enquanto 97% da população vive em uma miséria completa - sem acesso nem mesmo a comida e água de qualidade - no Continente, outros 3% possuem uma vida paradísica praticamente no Maralto.
       Essa elite é escolhida todos os anos através do Processo, que permite que todos os jovens com 20 anos tentem alcançar esse "passe" para o paraíso. Porém, essa chance é única e quem não passa é obrigado a viver, pelo resto de sua vida, na miséria em que nasceu. Esse contexto cruel obviamente leva os candidatos do Processo ao extremo e fazem com que cada prova se torne uma questão de vida ou morte. E, particularmente, o chefe atual do Processo ajuda a tornar o ambiente cada vez mais hostil para os participantes.
       A série logo me conquistou pelo quesito distopia, mas me surpreendi positivamente pelo desenrolar da trama (só sofri pela temporada ser tão curtinha, com apenas 8 episódios). Não imaginava que muitos episódios seriam violentos como foram e até que gostei bastante de todos os personagens. Entretanto, a parte mais incrível de 3%  é justamente o que está nas entrelinhas da história.
       De uma forma perturbante, a sociedade que divide os protagonistas é uma clara analogia com a nossa, em que a maioria esmagadora da população vive em situações extremamente precárias, enquanto outros reservam para si todos os privilégios. O próprio Processo idealizado pelo Maralto mostra a forma como a meritocracia vê os mais necessitados: "aqueles que merecem conseguem". Até mesmo a corrupção, que tem assombrado nossos jornais e nosso cotidiano cada vez mais, tem sua ponta na série através do Conselho do Maralto e do chefe Ezequiel.
       Não consigo escolher um personagem favorito, pois todos têm grandes falhas, mas confesso que me simpatizei mais com a Joana. Caso você ainda esteja no começo da série, pode não entender minha decisão, mas é só assistir até a season finale que tudo se explica! Já o personagem que eu mais odiei foi definitivamente o Fernando, que passou 99% sendo enganado por todo mundo da série e mesmo assim continuou a ser o mesmo iludido do começo da temporada.
       Como já foi dito na Comic Con, a segunda temporada da série está confirmada e eu estou muito ansiosa para saber o que vai acontecer daqui para frente! Tantas questões foram deixadas para terem uma melhor resolução que não havia como não ter uma continuação.
E vocês? Já assistiram 3%?
Beijinhos, Beatriz.

38 comentários:

  1. Oi! Eu não sou muito de ver série, haha mas eu estou vendo tantas indicações dessa que eu adoraria conhecê-lá melhor, ainda mais sabendo que é brasileira, então podemos dar uma olhadinha no trabalho desse pessoal.
    Beijão! Leitora Encantada
    Participe do Sorteio de Natal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Miriã! Essa série, apesar de não ser perfeita, é ótima e bem rapidinha de assistir. Se você for de madrugar que nem eu, dá até para assistir em uma noite só hahahahha Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  2. Olá Bia!
    Tá todo mundo falando dessa série, mas eu sou pobre e nem tenho netflix, terei que roubar ou pegar a senha de alguém emprestada.
    É legal ver que a dramaturgia brasileira está apostando em outras coisas fora do âmbito da comédia. E vi muita gente falando que a série era uma merda. Será mesmo ou você que não dá chance a algo nacional direito? (E são sempre os que reclamam da novela e veem mesmo assim.) Mesma coisa aconteceu com o SuperMax. Enfim, estou falando demais. haha
    Adorei a proposta da série e talvez veja.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ane! Mas aproveite o primeiro mês grátis, muita gente acaba sempre dando um jeito de usá-lo várias vezes hahahahah Exatamente! Muita gente está reclamando só por não dar valor a nada que seja nacional e essa série realmente está em um nível que a gente considera "americano", então não há nada para falar sobre esse aspecto. Espero que você consiga assistir! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  3. Eu ainda não assisti essa série, mas achei o enredo muito interessante e vi que ela tem feito muito sucesso nas redes sociais. Adoraria assistir!
    Mil beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena assistir, Gabriela! Eu, pelo menos, adorei ;) Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  4. Olá, ouvi falar muito dessa série, mais infelizmente não tenho Netflix para acompanhar. Fico contente que seja uma série brasileira e teja fazendo sucesso.

    www.mundofantasticodoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila! Que pena que você não tem Netflix, mas vale a pena arriscar o primeiro mês grátis e ver as várias séries que a plataforma disponibiliza. Assim, você não perde nada e acaba só ganhando hahahaha Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  5. Olá, Beatriz.
    Eu assisti essa série porque não aguentava mais ver o povo comentar no facebook hehe. E acabei gostando muito. Me surpreendi bastante com a qualidade da história. As nossas preferencias de personagens foi igual. Sem dúvida a Joana é o melhor personagem e o Fernando gostei do que aconteceu com ele para ele parar de ser tão besta.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Fico tão feliz de saber que você também gostou e o final do Fernando foi bem o que ele merecia, ô menino insuportável hahahhaha Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  6. Oi Bia!

    Eu comecei a assistir e também curti. Eu entendo que algumas pessoas podem não gostar por N motivos, mas eu achei bem bacana. Estou ansiosa para chegar no final. Eu cheguei numa parte da série que já consigo entender sua predileção pela Joana :)

    beijos
    Psicose da Nina | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nina! Eu também entendo esses motivos, mas acho que muita gente acaba pegando mais pesado apenas por ser uma produção nacional :/ A Joana arrasa né! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  7. Oie Beatriz =)

    Confesso que essa série não chamou muito minha atenção e depois que vi umas criticas negativas achei melhor não me arriscar.

    Mas ficou feliz em saber que você curtiu a leitura. Quem sabe mais para frente eu acabe dando uma chance a ela.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ane! Que pena que a premissa da série ainda não conseguiu te cativar, espero que algum dia você decida se arriscar e assistir. Quem sabe na segunda temporada? hahhahah Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  8. Oi,
    Ouvi muito sobre essa série, quero começar a ver mas estou com tantas séries em andamento que só vou enrolando rsrs
    Beijos!

    sentimentos-de--uma-garota--bipolar.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Eu te entendo, também estava adiando essa série, mas, como ela é bem curtinha, resolvi passá-la na frente e não me arrependi! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  9. Oláá! Tudo bem?
    Sabe, eu vi o trailler da série, mas não me chamou taanta atenção.. estava meio cansada de distopias. Mas então comecei a ver tanta gente falando bem dela! E agora, gostei muito da sua resenha! Acho que vou mudar de ideia e assistir! ^^
    Te indiquei numa tag lá no blog! - Dias da Semana em Livros :D

    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamara! Eu gostei dessa distopia principalmente por fugir do cenário básico de América do Norte e por trazer vários aspectos que nos fazem lembrar dos problemas do nosso país real. Adorei a tag e espero postá-la ainda essa semana, muito obrigada pela indicação ;D Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  10. Respostas
    1. Oi, Luiza! Também achei, muita gente acabou esquecendo a série por causa disso :/ Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  11. não assisti, mas já vi tanta gente falando que acho que vou ter que ver! parece ser bem bom!

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena assistir, Luana, realmente é uma ótima produção! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  12. Ainda não assisti, mas quero muito. Parece uma mistura de Divergente com jogos vorazes, só que mais simples rsrs. Tô curiosa, ainda mais que é produção brasileira né?
    Charme-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que tem um pouco de todas as distopias mais recentes, mas de um jeito mais simples e também muito criativo! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  13. Estou curiosa para assistir!!

    Um beijo e Feliz Natal.

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você goste, Fernanda! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  14. Olá tudo bem?
    Nossa eu estou amando essa série é tanta tecnologia que nem dá pra dizer que é nacional não é verdade? Estou ansiosa pra chegar ao final e saber se ela será renovada.
    Aproveito a visita e venho avisar que estou seguindo seu blog como Camila Mondaini e que virei aqui mais vezes.
    beijinhos

    https://leiturize-se.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila! Eu também adorei esse aspecto tecnológico, todas aquelas telas e câmeras hahahahah O final é bem aberto e a segunda temporada já está confirmada, então vem muita coisa pela frente! Muito obrigada por seguir e seja bem-vinda :D Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  15. Oie
    Estou vendo todo mundo comentando sobre esta série e estou bem curiosa.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nessa! A série, pelo menos para mim, é ótima, então vale a pena tentar assistir ;) Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  16. Não faz meu tipo, mas to ouvindo falar tanto que acho que vou me render rs

    Blog.
    Facebook.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você se renda e ainda goste ;) Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  17. Olha, eu assisto muitas séries e pode confiar 3% é um grande passo para o ramo no Brasil.
    Não escondo que a série tem sérios problemas com a direção de atores e também com roteiro, mas, ainda assim, ela conseguiu me cativar e torcer para uma melhora na segunda temporada.

    www.estupefaca.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, apesar dos problemas, a série tem grande potencial e muita gente não está enxergando isso! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  18. Oi Bia
    Eu gosto muito destas matérias com conteúdo de filmes e séries da Netflix Pois me ajudam a decidir o que vou assistir. Não conhecia esta sede nem sabia que era brasileira. Achei bem interessante vou tentar conferir.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gisela! Que bom que você gosta, pois ainda vou trazer várias outras dicas aqui para o blog :D Espero que você goste! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  19. Oi Beatriz! Eu assisti a temporada completa de 3% e gostei muito também, apesar de alguns pontos que mencionei no post que escrevi lá no blog. Estou ansiosa pela segunda temporada! Ah, já estou seguindo seu blog que é muito lindo!
    bjs

    Amor por Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renata! Fico feliz que tenha gostado da série e vou agora mesmo conferir o seu post ;D Muita obrigada e seja bem-vinda ao meu cantinho! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir

Olá, leitor! Fico muito feliz que você tenha decidido comentar. Aproveite esse espaço para dizer o que achou do post ou comentar sobre o assunto. Estou ansiosa para saber sua opinião! Beijinhos, Beatriz.