sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Os poetas que conheci em 2016

       Como vocês gostaram bastante do último post sobre o encontro com a Paula Pimenta, resolvi aproveitar o momento e contar para vocês sobre outra sessão de autógrafos de 2016. No dia 6 de outubro, o grupo Livrarias Curitiba promoveu recebeu a Turnê Poética - um encontro com os dois novos poetas da Intrínseca: os incríveis Clarice Freire e Pedro Gabriel. Ambos os poetas têm como característica escrever poemas que envolvem desenhos para serem compreendidos. É uma escrita tão linda que apenas lendo para entender!
       Ao contrário do encontro com a Paula Pimenta, a conversa com a Clarice e o Pedro foi muito mais longa e detalhada. A autora da série Fazendo Meu Filme tinha que autografar 2 livros para 300 pessoas, portanto, o tempo para conhecê-la era bem mais reduzido. Entretanto, os poetas reuniram um público em torno de 40/50 pessoas e, por isso, tiveram tempo o suficiente para conversar sobre suas vidas e obras.
       Eu também fiquei sabendo desse encontro um pouco em cima da hora, mas, pelo menos, foi com mais uma semana de antecedência. Dessa vez, consegui sentar em uma das cadeiras perto dos escritores e esperei durante um tempo até o bate-papo começar. Identifiquei-me imediatamente com a Clarice logo que ela começou a falar: tímida por fora, mas um vulcão de pensamentos e sentimentos por dentro. Querida, com um sotaque maravilhoso de ouvir, Clarice era definitivamente uma versão viva do que conheci através dos livros "Pó de Lua" e "Pó de Lua nas noites em claro".
       Confesso que só descobri o Pedro Gabriel quando vi que ele acompanharia a Clarice na Turnê Poética. Os dois estouraram no Facebook há alguns anos graças aos poemas que postavam, mas, como eu não tenho uma conta na rede social, só conhecia a Clarice por causa de seus livros. Entretanto, não poderia ter tido uma surpresa mais agradável do que a que tive quando comecei a ler a série de livros do Pedro. Eu acabei lendo os três na ordem inversa, mas isso não prejudicou nem um pouco a experiência. Sua escrita, claramente mais sarcástica que a de Clarice Freire, se expressa no personagem Antônio, habitante de guardanapos de bar.

       Acabei tendo bastante tempo para conversar com os dois enquanto eles faziam autógrafos maravilhosos nos meus livros (vocês podem conferir acima). Com a Clarice, falei sobre como somos parecidas no quesito timidez, enquanto, com o Pedro, acabei comentando que me identificava com as várias mudanças de lugares que ele fez durante a infância e adolescência. Sinceramente, foi libertador poder conversar com dois escritores tão queridos e de forma tão intimista.
       Os dois fizeram autógrafos lindos, não é mesmo, gente? Recomendo que, caso vocês tenham a chance de conhecer qualquer um dos dois poetas, não a desperdicem! E, caso não apareça essa oportunidade, tentem , pelo menos, ler um livro de cada! Os meus favoritos são o "Pó de Lua", da Clarice Freire, e o "Ilustre Poesia", do Pedro Gabriel.
       Agora, resolvi fazer uma surpresa para vocês! Já que vocês me incentivaram a mostrar minha foto com a Paula Pimenta, decidi que acataria aos pedidos e mostraria também as fotos que tirei com os poetas. Por causa disso, segue abaixo uma montagem com as fotos tiradas nos encontros literários de 2016.
E vocês? Conheceram algum escritor em 2016?
Beijinhos, Beatriz.

56 comentários:

  1. Eu ADORO poesias, sério! Não sabia que tantos autores atuais tinha como área a poesia, já vou anotar esses livros e ler assim que der. Parabéns pelo post. :D

    Amei o blog, já estou seguindo. :D

    Depois passa lá no blog, temos algumas poesias do meu pai por lá. :D
    Apenas Fugindo | Thiarlley Valadares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não imaginava que existiam poetas brasileiros atuais com tanto alcance até conhecê-los! Muito obrigada e seja bem-vinda ;) Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  2. Nossa, deve ter sido maravilho você conhecer todos esses autores! Eu não tive a oportunidade de conhecer nenhum esse ano :( uma das coisas chatas de se morar em cidade pequena haha
    E achei esses livros lindos demaaaais <3

    Beijos
    https://menteviajantee.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foram momentos inesquecíveis mesmo, Lya! É complicado, pois até aqui em Curitiba temos bem menos encontros do que os cariocas e os paulistanos têm :/ Eles são ainda mais lindos por dentro! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  3. Deve ter sido incrível!!!
    beijinhos
    https://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. Que encontro maravilhoso flor, amo poesia mas ainda conheço poucos escritores
    Beijos ��
    �� Lembrando que Tem post novo no ar! ��

    Blog Minhas Inspirações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz de ter te dado, então, duas ótimas dicas! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  5. Deve ter sido maravilhoso :)

    http://quase-italiana.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi mesmo, Joana *o* Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  6. Oie
    Adoro os livros da Clarice, queria muito conhecer ela. Que legal tuas fotos, deve ter sido muito legal.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nessa! Fico feliz que tenha gostado e espero que você ainda a conheça :D Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  7. Respostas
    1. Muita alegria, Camila, me diverti bastante nos encontros! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  8. Nossa, deve ter sido maravilhoso, amo esses autores também, gosto muito de livros de poesias e cronicas :)

    Beijos!

    sentimentos-de--uma-garota--bipolar.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz mesmo em saber que você também gosta desse tipo de escrita! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  9. Aii que legal *_*
    Eu adoro poesia, deve ter sido muito perfeito conhecer os autores.
    🎄
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que você também goste, Carol :D Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  10. Deve ter sido lindo, não sou muito adepta a poesia, apesar de ser lindo, eu não conheci nenhum, esse ano foi bem corrido para mim.
    http://souadultaagora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que você não conheceu nenhum autor esse ano, mas não deixe de dar uma chance a esses poetas mais modernos. A poesia deles foge bem do convencional! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  11. Que bacana.
    Eu acho lindos esses livros com frases, ilustrações ou essas letras.
    Beijos!
    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro, estou cada vez mais interessada por esse tipo diferente de leitura! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  12. Nunca fui a uma sessão de autógrafos. Acho que teria vergonha de falar com os autores... Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre fico envergonhada antes de chegar a hora de falar com eles, mas depois a conversa flui naturalmente, Inês! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  13. Respostas
    1. Sim, foi um ano muito produtivo nesse quesito! Espero que 2017 não decepcione também ;) Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  14. Olá
    Eu não sou a maior fã de poesia, mas tem algumas que li esse ano bem boas.
    Beijos


    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lary! Te entendo, pois costumava não ler muito poesia e esse ano acabei me arriscando mais graças a faculdade de Letras ;) Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  15. Respostas
    1. Sim, Jana, foi muito legal poder conhecer os dois logo de uma vez ;D Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  16. Oi Beatriz, tudo bem?

    Pelo seu post acabei percebendo que sou muito parecida com a Clarice na timidez e com o Pedro no quesito mudança, ou seja, sou muito parecida com você também hahaha
    Não tive a oportunidade de conhecer nenhum autor pessoalmente e isso é realmente triste :( também não conheço os poemas e poesias dos dois, mas sou bem curiosa em relação aos da Clarice! Parabéns pelo post, está magnífico!

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lice! Tudo sim e com você?
      Que legal que temos tantas coisas parecidas! Estou na torcida para que você consiga encontrar algum autor logo, logo. E muito obrigada ;D Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  17. Olá, Beatriz!!!

    Que bom que conheceu esses dois, parecem ser bem legais!! Você é muito linda!! Adorei o post.
    Beijos,
    teattimee.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Loysla!
      Muuuito obrigada pelo elogio ;) E os dois realmente são muito queridos! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  18. Respostas
    1. Nesse quesito, foi realmente maravilhoso! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  19. Gostei do post Beatriz. Só ouço excelentes comentários a respeito dos livros da Clarice Freire, mas confesso que eu não conhecia o trabalho do Pedro Gabriel. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que você tenha gostado, Nessa! Tudo da Clarice é ótimo e o Pedro Gabriel não perde em nada ;) Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  20. Que excelentes oportunidades, parabéns :)

    Beijinho <3

    Lina Soares
    Trinta por uma linha


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada mesmo, Lina! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  21. Eu nunca fui a uma sessão de autógrafos e acho que teria muita vergonha de falar com os autores.
    Poesia nem é o meu género literário de eleição mas fiquei curiosa para conhecer o trabalho desses autores.
    Ahhh e adorei que tenhas posto as tuas fotos com os autores. Gostei imenso de ver a menina linda por detrás deste blog :)

    Beijinhos

    http://buongiornoprincipessa3.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mia! Eu costumo ter vergonha antes de chegar a hora de falar com eles, pois aí eu viro uma faladeira hahahhaha Eu também não costumava ler muita poesia, mas tenho me encantado cada vez mais pelo gênero! E muito obrigada pelo elogio, sou meio tímida, então é muito bom receber comentários positivos assim ;D Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  22. Awnnn *-*
    Que maravilha, hein?
    Ameeei!!
    Paula é maravilhosa, nossa <3

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paula é maravilhosa mesmo, Thay *-* Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  23. Que fofaaa você com os autores!! Conhecia a obra desses poetas, mas como não sou chegada em poesia, não me aventurei pelos livros. Fico super feliz por você tê-los conhecido pessoalmente também! ♥

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico tão feliz de você ter gostado das fotos *o* Ahhh, que pena, porque acho a poesia de ambos muito inovadora! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  24. Adorei o post, na comic com em SP tive a oportunidade de ter alguns livros que comprei autografado pelos autores e nossaaaa foi emocionante! Nunca pensei que isso séria possível, que autores fossem tão gente e tão queridos. Li seu post com gosto e me identificando com as suas sensações. Os autógrafos são lindos demais, chega da vontade de abraçar os livros!

    Jaci Clemente
    O Que Tem Na Nossa Estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tão bom ver que aquelas pessoas tão criativas e bem-sucedidas não perderam a humildade e o carinho no coração! Eu estava até com medo de rasgar as capas enquanto tirava as fotos para o post hahahhaha Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  25. Desses eu não tenho livro, mas sigo as páginas, já conhece o Hugo Rodrigues? Ele não é de poemas, mas é um amorzinho.

    Beijos,
    www.coisasdepriscila.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz de saber que você já conhecia as páginas dos autores! E eu não conhecia esse Hugo Rodrigues, obrigada pela dica, Priscila ;) Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  26. Que legal! É muito bom quando os escritores nos tratam bem.
    Boa semana.

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos os escritores que conheci até agora foram muito legais, espero que continue sempre assim hahahah Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  27. Oii, Beatriz!
    Que invejinha rsrs sou louca para ler os livros deles, só olhando a ilustração eu fico babando, imagina lendo?

    Beijos - Refúgio da Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju!
      É tão lindo quanto parece nas ilustrações (ou até mais) *o* Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  28. LINDAAAAAAAAA!
    Eu já tinha lido a postagem, mas não tinha comentado ainda.
    Conheci alguns escritores esse ano também (Tati Durães, Mara Deméter, Juliana Daglio, Marcus Barcelos, Victor Bonini, Acácio Brites, Camila Pelegrini, e aí vai, hehe). É sempre gostoso conhecer pessoalmente escritores.

    Abraços,
    rainhadaepifania.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico até vermelhinha desse jeito, Ju! Hahahhahaha Nossaaaaa, quantos autores, guria *o* Espero conseguir tal feito ano que vem quando for na Bienal do Rio! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir

Olá, leitor! Fico muito feliz que você tenha decidido comentar. Aproveite esse espaço para dizer o que achou do post ou comentar sobre o assunto. Estou ansiosa para saber sua opinião! Beijinhos, Beatriz.