sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

E o Oscar vai para...

        A temporada de premiações está aberta! Com o acontecimento do Globo de Ouro na semana passada, resolvi seguir a onda e aproveitar para fazer o post de melhores livros lidos em 2016. Sei que a maioria dos blogs fez uma postagem desse tipo nos últimos dias do mês passado, mas eu o adiei, pois ainda estava terminando de ler o último livro do ano na tarde do dia 31 de dezembro!
        Confesso que foi extremamente difícil escolher as categorias e os livros favoritos, pois 2016 foi um ano de leituras ótimas. Dos 52 livros que li, apenas 3 livros receberam 3 estrelas, enquanto só 1 foi avaliado com míseras 2 estrelas. Por causa disso, escolher aqueles que, entre os melhores, mais me conquistaram foi uma tarefa quase impossível! Espero que gostem das minhas escolhas.

O Melhor Clássico: Odisseia - Homero

        Eu sempre fui apaixonada por mitologia grega, mas nunca tinha tido a oportunidade de ler as grandes obras de Homero que apresentam as bases para o que sabemos sobre os mitos. Apesar de ter sido uma leitura obrigatória para a faculdade de Letras, desde o início, fui fisgada pelas aventuras de Odisseu e pela presença de tantas criaturas e deuses incríveis. Também li Ilíada, mas confesso que o ritmo arrastado das primeiras batalhas e a quantidade exorbitante de personagens me impediu de escolher a obra ambientada na Guerra de Troia como minha favorita.

O Melhor "Revival": Minha vida fora de série: 1ª temporada - Paula Pimenta

        Nesse ano, fui abençoada com a volta de várias de minhas séries favoritas (e não apenas de Gilmore Girls). Pude revisitar o mundo de America e Maxon (em A Herdeira e A Coroa) e embarquei novamente para Hogwarts com Alvo e Scorpius (em Harry Potter e a Criança Amaldiçoada), mas foi o universo da Paula Pimenta que me pareceu mais fiel à história original. Em Minha vida fora de série, finalmente conhecemos mais sobre a vida da Priscila, uma personagem querida, mas bem secundária em Fazendo meu filme. Ao contrário do que aconteceu com a Eadlyn (protagonista dos novos livros de A Seleção) e com as inconsistências de A Criança Amaldiçoada, os livros sobre a Priscila, principalmente o primeiro, conseguiram me transmitir a mesma doçura que senti quando li a história original.

A Melhor Surpresa: O Livro de Memórias - Lara Avery


        Se você quer chorar, leia O Livro de Memórias. Se você quer valorizar a vida, leia O Livro de Memórias. Se você quer ler um dos melhores livros do ano, leia O Livro de Memórias. Definitivamente, o livro de Lara Avery foi a maior surpresa de 2016, já que eu nunca havia lido nada da autora e nem mesmo sabia muito sobre como a história da Sammie seria contada. Lembro-me de ter me apaixonado pela sinopse após lê-la em um blog (me desculpem por não lembrar qual!), mas nunca imaginei o efeito devastador que a história teria em mim. Só digo que passei mais de uma hora chorando depois de terminá-lo.

A Melhor Série: Desventuras em Série - Lemony Snicket

        Do Natal ao Ano Novo, eu li 5 dos 13 livros em uma sequência alucinada de leituras. Sem me decepcionar com nenhum dos exemplares, eu não poderia escolher outra série para ocupar o lugar de melhor do ano. Como vou descrever mais detalhadamente nos próximos posts do especial Fui Desventurada, a história fica melhor a cada novo volume e eu nem consigo imaginar onde ela irá me levar. E, para melhorar ainda mais, hoje a Netflix lançou a primeira temporada da série inspirada nos livros. Não deixem de conferir!

O Melhor Livro de Poesia: Ilustre Poesia - Pedro Gabriel

        Esse ano, graças também à faculdade de Letras, eu resolvi expandir meu campo de leitura e me arrisquei na leitura de alguns livros de poesia. Apesar de ter lido Sonetos de Amor (de Camões), Claro Enigma (de Drummond) e Citações e Pensamentos (de Fernando Pessoa), foram as poesias contemporâneas de Pedro Gabriel e Clarice Freire que realmente me arrebataram esse ano. Entre os quatro livros que li dos autores citados, acabei por escolher Ilustre Poesia, pois foi o mais inovador e inspirador!

O(a) Melhor Autor(a): Paula Pimenta

        Após ter me apaixonado por sua escrita em 2014, 2016 foi finalmente o ano em que conheci a incrível e querida Paula Pimenta. Dos 52 livros lidos, 6 foram da autora, o que a colocam no pedestal de escritora que mais li ano passado. Além da quantidade, a qualidade de nenhuma das histórias me decepcionou, o que me animou para continuar a acompanhar todas as novas obras da Paula. Nem preciso dizer que o encontro com a autora foi um momento tão mágico como as cenas dos seus livros, né? Agora só falta um final feliz para o Rodrigo e a Priscila e tudo fica perfeito!

Melhor livro: A Revolução dos Bichos - George Orwell

        Eu achei que não seria capaz de escolher o melhor livro do ano, já que adorei vários além dos citados anteriormente no post. Entretanto, logo percebi que um livro em específico me marcou mentalmente (além de emocionalmente, como ocorreu com O Livro de Memórias): A Revolução dos Bichos. Em 2014, li 1984 do mesmo autor como leitura obrigatória da escola e me surpreendi com a maneira incrível que o clássico conseguia se encaixar perfeitamente na nossa realidade. Com A Revolução dos Bichos, o choque foi ainda maior, principalmente com as crises políticas que vemos pipocando em tantos países como o nosso. Esse é um daqueles livros que todos deveriam ler antes de formar uma opinião política. É impossível não desconstruir alguns pré-conceitos (e preconceitos) enquanto vemos a Granja dos Bichos se autodestruir!

E vocês? Tiveram muitas leituras boas em 2016? Leram algum dos livros acima?
Beijinhos, Beatriz.

72 comentários:

  1. Olá, Beatriz!
    Acredita que ainda não li nenhum desses livros 🙈. Vou aproveitar que vc adorou todos e colocar na minha lista para 2017!Amei o post e o blogger...seguindo aqui para ficar antenada nas novidades ❤

    Beijocas da Ana 😘
    http://mundodosonhos2.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!
      Fico tão feliz de ter te dado várias dicas e espero que goste de todos que indiquei ;D E seja bem-vinda ao meu cantinho! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  2. Oie
    Gostei das tuas escolhas, mas não li nenhum desses. Os livros que eu li da Paula Pimenta foram os de princesa.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nessa!
      Fico feliz que tenha gostado apesar de não ter lido. E vale a pena ler os outros da Paula! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  3. Oi Bia
    Sou louca para ler A revolução dos bichos. Parece maravilhoso. Eu fiz minha listinha de favoritos e também sofri. Quero fazer um vídeo, tipo um Oscar literário, mas ai vou deixar pra liberar junto com o Oscar de verdade hehe.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lary!
      É tão incrível quanto parece, Lary, ou ainda mais :D E agora estou muito ansiosa para esse vídeo! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  4. Ainda não li nenhum dos livros citados, tenho vontade de ler o "O Livro de Memórias", parece ser muito bom.
    Irei confiar em você, e vou salvar o nome desses livros na minha listinha pra ler <3

    TALVEZ NO AMANHECER

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que nenhuma das minhas escolhas te decepcione ;D Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  5. Ainda não li nenhum destes livros, mas conheço alguns!
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber disso, Sofia :) Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  6. não li nenhum desses, mas valeu pela indicação! :D

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado das dicas, Luana :D Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  7. Beaaaa,
    Adorei! Ainda mais que tudo já começa com a Odisseia, pra registrar mais ainda as nossas aventuras no curso de Letras.

    Por conta dessa sua maratona de leitura de livros, já comecei a minha. Tô lendo o terceiro livro do ano, graças ao seu exemplo!

    Obrigada por isso, hahaha.

    Fiquei curiosa pra ler o livro que te surpreendeu, quem sabe esse ano.

    Obrigada pelas dicas, beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii, Polly *o*
      "Odisseia" é a melhor forma de representar o início da nossa amizade! Fico muito feliz de estar te incentivando para algo tão bom. Espero que você goste, é muito emocionante mesmo! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  8. Que vergonha, nunca li nenhum destes livros. Mas ainda assim li alguns bons livros no ano passado, não tantos como gostaria, mas é melhor que nada! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, não importa a quantidade, Inês, mas a qualidade ;) Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  9. Oi Beatriz, tudo bem?

    me senti a estranha, pois não li nenhum dos livros que você colocou entre os seus melhores.
    Tenho muita curiosidade de ler algo da Paula, pois só vejo elogios para essa mulher. Mas acabo tendo receio das obras serem muito adolescentes sabe?!
    Outro livro que tenho muita curiosidade e que li muitas resenhas positivas foi "O livro de memórias". Irei anotar suas outras dicas!

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice! Tudo e com você?
      Pode ir sem medo, os livros da Paula são mais românticos do que juvenis, já que são mais focados nos sentimentos dos personagens e não exatamente na idade deles! "O livro de memórias" é incrível :D Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  10. Gostei do post Beatriz. Também amo os livros da Paula Pimenta e mal posso esperar para ler Minha Vida Fora de Série! Já li O Livro de Memórias e amei! Beijo!


    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado, Nessa! E espero que goste de MVFS ;D Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  11. Olá, Beatriz.
    O Livro de Memórias é excelente e também entrou para a minha lista de melhores. Já Desventuras em Série eu não gostei muito por conta de todo sofrimento hehe. Mas vou assistir a série para ver se gosto mais do que dos livros.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil!
      Esse livro veio para nos arrebatar né! Espero que você goste, pelo menos, da série ;D Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  12. Ainda não li os livros citados, mas amei as indicações!
    Beijinhos ❤
    Blog Ale Canofre
    YouTube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado, Ale! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  13. Concordo que a melhor autora é a Paula Pimenta, adoro os livros!

    Roberta Walker Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada livro dela é melhor que o anterior né *o* Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  14. Confesso que ando um pouco preguiçosa para a leitura.
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahhahhah já tive meus tempos assim também, Isa! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  15. Oi, Beatriz.
    Ainda não li uma obra da Paula Pimenta, mas pretendo conhecer sua escrita esse ano.
    Só li críticas positivas a respeito de "O Livro de Memórias". Pretendo ler esse livro em breve também.
    Eu tinha começado a ler "1984", mas não cheguei a concluir a leitura. Contudo, sei que uma hora ou outra vou ter que ler os livros do George Orwell.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sávio!
      Estou na torcida para você gostar da escrita da Paula tanto quanto eu. "O Livro de Memórias" é tão bom quanto todo mundo diz, pode confiar!
      E que pena que você não acabou de ler "1984". Quando voltar à leitura, recomece a história, pois vale a pena ficar ligado nos detalhes! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  16. Oi Bia!
    Genial a ideia!hahahahahhahaa
    Paula Pimenta é muito amor né?
    Li pouca coisa dela até agora,mas tudo o que li amei!
    O Livro de Memórias é tão bom assim?Pela capa juro que nem achei que fosse suspensa,fiquei curioso agora!
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cláudio!
      Fico muito feliz que tenha gostado da ideia do post ;D
      Ela é tão incrível, impossível não gostar dos livros da Paula hahahah
      É muito bom mesmo, um dos livros que mais me emocionou! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  17. Dos livros acima não li nenhum, na verdade 2016 foi o ano em que eu menos li, coisa que não acontecia a muito tempo... Espero mudar isto em 2017! Beijos

    https://amebatom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou na torcida para você conseguir ler muitos livros em 2017, Thaís ;D Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  18. O melhor livro de poesiA,CONCOOOOOOOOOOOOOOORDO! HAHAHAHA amo poesia e aquele livro é lindo demais :)


    beeijão ^^
    http://www.carolhermanas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahhaha Fico muito feliz de saber que você também adorou "Ilustre Poesia", Carol ;D Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  19. Adoro o post, revolução dos bichos me chamou atenção, parece um daqueles livros cujo tema coloca o dedo na ferida, não é? Ilustre poesia deve ser maravilhoso, amo poesia.
    Charme-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado, Simone! É exatamente isso que "A Revolução dos Bichos" faz e "Ilustre Poesia" é mais lindo que parece *o* Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  20. Olá, tudo bem?

    A maioria dos livros citados ainda não li, mas gostei bastante das suas escolhas e o comentário. Esse ano ainda quero conhecer a Pimenta, tudo mundo que lê diz que se surpreende e de forma positiva.

    Até mais. https://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renato! Tudo sim e com você?
      Fico muito feliz que tenha gostado do post e espero que adore a escrita da Paula :D Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  21. De todos os livros que tens aqui, apenas li A revolução dos Bichos e gostei imenso e concordo com a tua opinião :) Agora quero ler 1984 ^^

    Beijinhos,
    O blog da Mó | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você adore "1984" tanto quanto "A Revolução dos Bichos", ambos são livros incríveis *o* Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  22. Ai, que legal! Amei a escolha de melhor autora. Amo Paula Pimenta! Todos os livros dela eu leio e amo demais. Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz de saber que você também adora a Paula, Mayara ;D Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  23. Oi Beatriz,
    Eu estou louca para ler Desventuras em Série, a Netflix me conquistou, rs.
    Adoro a Paula Pimenta, mas daria meu Oscar para Bianca Briones esse ano!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ale!
      Fiquei TÃO feliz em saber disso, sabia que a Netflix conseguiria trazer novos leitores para essa série incrível *o* Eu não conheço essa autora, mas fiquei curiosa para saber mais sobre ela! Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  24. Oi Beatriz, tudo bem?

    O livro de memórias é lindo! E adoro a revolução dos bichos! Quero ainda ler Minha vida fora de série e Desventuras em série!

    Adorei o post!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi! Tudo sim e com você?
      Fico feliz que você concorde com as minhas escolhas e que tenha se interessado pelas minhas dicas :D Beijinhos, Beatriz.

      Excluir
  25. Desventuras em série é uma ótima coleção mesmo. Devorei quase toda a temporada nesse final de semana, só falta o último episódio. Sou doido pra ler A revolução dos bichos.

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  26. Fiquei com imensa vontade de ler todos!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Eu sou louca para ler A Revolução dos Bichos. Adorei suas sugestões.
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  28. Da sua lista só li A Revolução dos Bichos e acredito que ele é um livro atemporal e imperdível, dequeles que todos deveriam ler algum dia. Tenho a intenção de ler Deseventuras em Série.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir
  29. Oi Beatriz, tudo bem?
    Muito legal seu Oscar! Eu amo demais A Revolução dos Bichos, é um dos meus livros favoritos. <3
    Adorei a protagonista chamada Priscila, minha xará hahaha!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  30. Eu amo desventuras em série, desde que vi o filme fiquei apaixonada, na época eu procurei a série de livros e eram muito caras então nunca li. Mas estou animada para vê a adaptação do netflix! :)
    http://www.corujasemasas.com.br/
    Beijos! <3

    ResponderExcluir
  31. Olá, tudo bem?
    Nunca li nenhum desses livros, mas sou louca para ler os livros da Paula Pimenta, o livro odisseia e o do George Orwell.
    Bem legal essa coluna sua, adorei....
    Beijos

    http://amandastale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Olá, tudo bom? Menina acredita que não li nenhum desses livro ainda? Mas eu quero muito ler Minha vida fora de série e Desventurar em série, aliás eu sou LOUUUUCAA pelo box de Desventuras em série, mas meu dinheirinho nunca dá pra comprar haha Adorei o post <3

    Beijos
    Resenha Atual

    ResponderExcluir
  33. Adorei e achei super bacana a sua ideia e anotei as dicas dos livros.

    Beijos
    https://pimentasdeacucar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Adoreei o Oscar haha eu quero muito ler O livro de memórias! Tá na meta pra janeiro já. Espero me surpreender tanto quanto você com a obra :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Gostei muitos dos Oscar dado para cada um desse livro, muito bom.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia

    ResponderExcluir
  36. Eu to lendo o Fazendo Meu Filme, mas já to doida pra ler "Minha vida fora de série" pra conhecer um pouco mais da outra personagem. Eu to vendo um monte de gente falando sobre esse Desventuras em Série e to curiosa pra ver a série, mesmo sem ter lido os livros. Também gosto da Paula Pimenta <3 e é verdade, nenhum a das histórias que ela conta desanima. São boas mesmo. Adorei esse Oscar! Hahaha!

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  37. Oi, Bia

    O Livro de Memórias é lindo demais. Chorei rios de lágrimas lendo esse livro, e realmente é um livro que faz a gente refletir e dar valor ao que temos!
    Eu recebi o box de Desventuras da editora, mas quem está lendo é meu sobrinho João Pedro, ele está adorando.
    E até hoje eu não li A Revolução dos Bichos, acredita? Tenho que mudar logo isso...

    Beijos
    - Tami
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  38. Ainda não li nenhum desses livros 😟 mas alguns estão na minha meta para esse ano!

    Beijos
    http://aguardandoogatobranco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  39. Olá!
    Sou louca para ler a revolução dos bichos...parece super interessante !
    bjs

    http://diariodalulu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Oi Beatriz,
    Adorei sua seleção, sou doida para ler a série de Desventuras, mas a série do Netflix vai antes.
    Ah, eu gosto da Paula, tenho alguns livros dela, queria mais...inclusive esse da Priscila, parece ser minha cara, apesar que sou uma teen de quase 30 anos HAHA
    Que 2017 seja de belas leituras para você e tenta incluir Stephen Kings sim, nada de medo haha

    tenha uma ótima quarta =D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  41. OI, tudo bem??

    Adorei suas escolhas!!! Esse ano tivemos muitos livros bons também rsrs Bjs,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  42. Desventuras e Série e Minha Vida Fora de Série são os que mais quero ler/assistir!!!
    Adorei o seu top!
    Beijos,
    Renatinha Araújo.
    Blog | Facebook | Twitter | Instagram | YouTube

    ResponderExcluir
  43. Oi, Beatriz!
    De todos da sua lista só li Revolução dos Bichos e foi na faculdade.
    Leitura meio obrigatória.
    Que legal ver Odisseia ali. Sempre tive curiosidade, mas nunca coragem, hahaha.
    Desventuras em Série eu queria ler também, mas comecei a ver a série da Netflix.
    A Paula Pimenta é um docinho mesmo <3

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir
  44. Oiieee

    Já ouvi falar muito do Livro de Memórias , é uma história que tenho vontade de conferir, mas apesar das boas criticas quero ir sem muita expectativa já que ando numa fase que parece que nada me prende o suficiente...

    Bjs

    Alice and the Books

    ResponderExcluir
  45. Não li nenhum desses livros. Mas Paula Pimenta é mesmo uma ótima autora!
    Beijos, Aline
    Verso Aleatório

    ResponderExcluir
  46. Bia como não amar a Paula Pimenta?! Merecidíssimo! Eu conheci os livros dela ano passado, e ela já é uma das minhas escritoras prediletas. Já estou com MVFS para ler e mega ansiosa para o 4º livro que ela vai lançar esse ano! Mega beijos,

    Ka com K

    ResponderExcluir
  47. Oi Beatriz,

    Da sua lista já li A revolução dos bichos a muito tempo, por indicação de um professor na escola. O livro de memórias deve ser muito emocionante e Desventuras em série é uma meta de vida, ainda não tenho o box, mas um dia chego lá. kkkkkk

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir

Olá, leitor! Fico muito feliz que você tenha decidido comentar. Aproveite esse espaço para dizer o que achou do post ou comentar sobre o assunto. Estou ansiosa para saber sua opinião! Beijinhos, Beatriz.